Perguntas frequentes

Com que frequência devo fazer exames oftalmológicos?

Para maioria das pessoas uma vez ao ano.

Quando devo levar meu filho ao oftalmologista?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica é indicado que toda criança aos 3 anos de idade realize exames oftalmológicos completos. Recomenda também que os bebês passem pela primeira consulta com o oftalmologista entre 6 meses e 1 ano de idade.

O que é glaucoma e quais são os riscos associados a essa doença?

O glaucoma é uma doença ocular que danifica o nervo óptico. O glaucoma é a principal causa de perda de visão irreversível em todo o mundo. Se não tratado, o glaucoma pode levar à perda irreversível da visão, começando pela perda da visão periférica e, em casos mais avançados, à cegueira. Fatores de risco: Idade avançada (especialmente após os 40 anos); Histórico familiar de glaucoma; Uso prolongado de corticosteroides; miopia.

Glaucoma tem tratamento?

Sim, o glaucoma tem tratamento, embora não haja cura. O tratamento visa controlar a doença e prevenir a perda de visão, geralmente com o uso de colírios, laser ou cirurgia, dependendo do tipo e estágio do glaucoma.

O que são moscas volantes e quando devo me preocupar?

Moscas volantes são pequenas manchas, pontos ou linhas que parecem flutuar na sua visão, especialmente quando você olha para superfícies claras como o céu azul ou uma parede branca. Elas são causadas por pequenas partículas ou fibras no gel vítreo do olho que projetam sombras na retina. Embora geralmente inofensivas, um aumento súbito ou acompanhadas de outros sintomas como flashes de luz, podem indicar algo mais sério e requerem avaliação médica.

Qual a relação entre diabetes e doenças da retina?

A relação entre diabetes e doenças da retina é direta, com o diabetes mal controlado sendo uma das principais causas de problemas oculares, incluindo a retinopatia diabética. A retinopatia diabética afeta os vasos sanguíneos da retina, podendo levar a danos que causam perda de visão e, em casos graves, cegueira.

A idade avançada é um fator de risco para doenças da retina?

Sim, a idade avançada é um fator de risco significativo para diversas doenças da retina, especialmente a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A DMRI é a principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 55 anos e afeta a mácula, região central da retina responsável pela visão detalhada e cores.

A alimentação tem algum impacto na saúde da retina?

Sim, a alimentação tem um impacto significativo na saúde da retina. Uma dieta equilibrada, rica em certos nutrientes, pode ajudar a prevenir doenças oculares e melhorar a saúde geral dos olhos, enquanto uma alimentação pobre em nutrientes pode aumentar o risco de problemas como degeneração macular e catarata.