Degeneração Macular
Com o passar dos anos, o organismo sofre uma série de mudanças e isso inclui a visão. A degeneração macular relacionada à idade está intimamente relacionada ao processo natural de envelhecimento e. de maneira geral, ocorre em pacientes com mais de 60 anos. A doença causa uma lesão na área central da retina e pode provocar perda da visão.
SINTOMAS
O principal sintoma é a baixa visão central, que provoca uma mancha na área de foco, prejudicando até tarefas simples, como ler e assistir televisão.
Além disso, as imagens pode se tornar distorcidas e borradas.
TIPOS
A doença pode se apresentar em dois tipos: DMRI seca ou não-exsudativa, que é a forma mais frequente e constitui a maior parte dos diagnósticos, e DMRI exsudativa, menos frequente, mas mais grave, pois, nesses casos, há a formação de vasos sanguíneos anormais no fundo do olho, fazendo com que os danos à visão ocorram de forma mais rápida.
FATORES DE RISCO
As causas da doença não são completamente esclarecidas, mas sabe-se que alguns fatores podem favorecer seu aparecimento, como: pele e olhos claros, excesso de exposição a radiação solar, tabagismo e dieta rica em gordura.
TRATAMENTO
O mais importante é o diagnóstico precoce, pois os danos causados à visão são irreversíveis. Todavia, existem tratamentos que auxiliam no retardo do avanço da doença, como fotocoagulação a laser, tratamento com antiangiogênicos e, em casos especiais, cirurgia.
Com o avanço da idade, a atenção à saúde em geral e, especialmente, a dos olhos, deve ser redobrada. Visite um oftalmologista regularmente e sempre realize exames preventivos.
* Texto e imagens retirados do folder de orientação do CBO "Degeneração Macular"